05 março 2010

Criticus

Mensagens originais e vontade de mudar mentalidades: esta é a Criticus!
"Porque todos os portugueses têm direito à crítica" (positiva, entenda-se), é o lema com que aposta na conquista do mercado e na derrota do luso pessimismo!
"A Criticus nasceu em 2009 com o humilde intuito de mudar Portugal. Embora gostemos do país como ele é actualmente, gostamos ainda mais de pensar no que ele pode vir a ser com a nossa ajuda: mais colorido, divertido e unido. A nossa actividade principal consiste na concepção e produção de vestuário com mensagens originais sobre temas diversos, muitas vezes retirados da actualidade, contando para esse efeito com uma equipa jovem e criativa. Esquece por uns momentos o fado triste, o futebol sem golos ou o bacalhau salgado.
Faz história connosco!"
É assim que a empresa Criticus se apresenta: mudança e espírito positivo são as palavras de ordem. Num país marcado pela melancolia, o trabalho desta equipa só pode ser aplaudido. Pessoalmente, sempre achei ser urgente uma lavagem cerebral a estes portugueses que só vêem o mais negativo e que desvalorizam constantemente as coisas boas que o nosso país tem – e que são muitas! Esse espíritozinho medíocre de quem nada faz e tudo critica parece ser algo intrínseco à nossa nacionalidade e, apesar de se dizer que sem crítica não há evolução, isto parece não se verificar com o nosso Portugal. "Claro! Porque este país não sai da cepa torta! E a culpa é do governo!"; são frases destas que me fazem rir e ferver ao mesmo tempo. É urgente a acção! Deixarmos de lado os egoísmos e olhar para o nosso Portugal como uma nação de História, boas pessoas e sítios lindos que muitos outros países pagariam para ter. Mas enfim, deixemos as divagações morais para outra altura. O que aqui importa é a iniciativa desta jovem equipa que, de uma forma tão original, pretende chamar a atenção para os mais diversos assuntos tirando-os da gaveta do negativismo. Desde política a ambiente, nada escapa à sátira dos criadores: com duplos sentidos e desenhos elucidativos (tendo sempre o cuidado de não cair no vulgar humor brejeiro), os estampados não deixam ninguém ficar indiferente.
Visitem a loja virtual em criticus.pt, vão ver que vale a pena.

5 comentários:

Quint disse...

Costumo dizer que um povo que não tem capacidade de se rir de si próprio, está muito mal.
Portugal precisa, de facto, duma lavagem ... mas não sei se é só cerebral, pois anda aí muita sujidade disfarçada sobre frascos de perfume!

Apreciei particularmente as escutas dos pobres!

Eduardo Miguel Pereira disse...

Ora aqui está uma optima notícia. Desconhecia, de todo, a existência da criticus que, pelo que pude ver, é uma verdadeira lufada de ar fresco, e que ainda por cima oferece um produto que a mim me agrada imenso que é a t-shirt provocativa.

Celina disse...

Acho que me esqueci de referir no post, mas em breve deixarão de ser só t-shirts ;D
A ideia está realmente engraçada, esperemos que tenha algum efeito :D

Manuela Araújo disse...

Celina
Sempre foi visitar a loja em Braga?
Parabéns pelo texto.
Beijinhos

Eduardo
Então, não tem visitado o Sustentabilidade? Sinto por lá a falta de algumas pessoas!
Um abraço

Manuela Araújo disse...

Ferreira Pinto e companhia:
Parabéns pelo novo espaço! Promete!