13 março 2010

Hoje sinto-me... revoltada! (versão 01)

Não é que eu não ache bem termos o Programa do Provedor - até acho - mas se é para dar espaço ao telespectador, também é para dar algum valor ao que é criticado! Para quem não viu, o programa de hoje girou à volta dos horários praticados pela RTP1. Não posso deixar de concordar com o que é dito pelo crítico do "Correio da Manhã": a programação é realmente óptima!.. para quem não precisa de dormir, mas para quem, como eu, tem aulas no dia seguinte, torna-se ligeiramente complicado. Passamos o dia a gramar com Malatos e Baiões e quando finalmente há algo de jeito para ver, é às horas (mínimas já) de sono.
O horário nobre não estica, diz ele… mas para futebol há sempre tempo! Para cultura é que nem por isso.
E diz o fulano que os telespectadores têm o direito de exigir mais. E quem é que liga ao que pedimos?! Eu, já para não me chatear muito, nem dou tempo à televisão de mostrar a imagem da RTP1… é logo na RTP2 que é o único canal que não me dá vontade de atirar a tv para o chão!

11 comentários:

Manuela Araújo disse...

Celina
100% de acordo.
Dos canais generalistas, vejo as notícias (às vezes), a RTP2 e chega.
Bom domingo

Celina disse...

Esqueci-me de dizer que me referia aos generalistas :D É que já nem notícias vale a pena ver! Filtram de tal forma a informação para estarem à frente dos outros canais que o que sobra de "sumo" é 100% artificial. E fazem notícias sobre as novelas que estão a passar! e esquecem-se de falar na Joana Vasconcelos, na Mariza, no Rui Veloso e em tantos outros que embelezam o nosso país... brio, é isso que nos falta: brio na nossa capacidade. Já não podemos ser o povo do Fado, Futebol e Fátima... há todo um mundo fora disto! Porque é que nos querem deitar areia para os olhos? Porque nos continuam a ensinar a ser Zé Povinho? Qual é a dificuldade em perceber que um país só avança pela cultura?! Que tudo o resto só resulta a longo prazo se for assente em cultura?!
E o pior!... é que isto me irrita de tal maneira que nem me deixa estudar matemática xD

Bom resto de Fim de Semana (positivismo! :D)

Manuela Araújo disse...

Bem verdade, Celina!
E o tempo que dedicam ao futebol? É de pasmar! (Espero que os homens aqui da casa não se chateiem, mas o que é demais, é moléstia!) E o "render" das notícias, chegando a ser absolutamente enfastiante?
É uma coisa...

De hoje a 2 semanas vai haver a Hora da Terra, uma hora às escuras para darmos sinal sobre o estado do ambiente e da atmosfera.

E se arranjássemos a HORA SEM TV (à hora nobre, claro)para nos manifestarmos? Será que haveria adesão?

Beijinhos

P.S.: Convido os cronistas abirritantes a passar no Sustentabilidade é Acção amanhã ou daqui a uma hora que tem bolo :)

Celina disse...

Aqui em casa, já mais na brincadeira se diz que isso de render notícias é óptimo! É sinal que não há catástrofes para mostrar porque a verdade é que agora as notícias se alimentam disto: futebol e catástrofes. Felizmente de vez em quando lembram-se de que o país não é assim tão pequeno...

Quanto à hora sem TV, sou a primeira inscrita! Temos é que combinar uma hora que seja significativa em termos de audiência. E quanto à adesão... agora fazem-se grupos para tanta coisa, porque não fazer um também? Depois logo se vê. Duas pessoas temos garantidas não é? :D

PARABÉNS SUSTENTABILIDADE!!! :D

Quint disse...

Havia uns optimistas que, lá pelos idos dos anos 89, diziam que a RTP precisava de concorrência; viriam a SIC e a 4 ... a SIC prometeu, e ainda hoje dá cartas em matéria de grafismo e estética no enquadramento de imagens nas suas reportagens, mas depressa degenerou tudo ... hoje temos a TVI, a SIC e a RTP1 a ver quem consegue ter as jornalistas mais histriónicas, os jornalistas mais bacocos e os programas mais foleiros!
Quase nem perco tempo a ver ... refugio-me na DOIS e na programação do cabo.
Para exemplo de sobriedade costumo apontar a BBC World, por exemplo.

Celina disse...

Mais um que partilha a minha opinião! E pensar que a 2 tem tão baixas audiências... até as novelas e, imagine-se, o telejornal da tvi têm mais!

Eduardo Miguel Pereira disse...

Ora aqui está um post bem lembrado Celina !
É de facto confrangedor o panorama televisivo nacional, salvando-se realmente a RTP2. Gosto imenso do telejornal da RTP2 precisamente porque apresenta a informação de forma precisa, sucinta e sem "rodriguinhos". No mais, estou como o FP, refugio-me nos canais cabo, em especial no Sony TV onde "devoro" a série Boston Legal.

Quanto aos futebois de que as meninas fizeram alarde, confesso que embora goste (e muito), a verdade é que concordo em absoluto convosco. É demais e até chateia.
Excepto, claro está, quando o Benfica ganha !

Renato_Seara disse...

Tem toda a razão. Dos quatro canais salva-se a RTP2, que tem as melhores séries e o único telejornal decente.

Celina disse...

E documentários! Não nos podemos esquecer que ao entretenimento das séries e à seriedade do telejornal a 2 ainda acrescenta uma pitada de cultura geral com os documentários mais conceituados. E os Simpsons! Caraças... o quanto eu gosto da 2 :D

Carol disse...

Já somos duas! E mais uns quantos que por aqui se manifestaram!

Celina disse...

Bem... já que somos tantos parece-me que já vale a pena organizar a tal Hora sem TV...