18 maio 2010

Pleeeeeeeeease! =)

Triste realidade esta de me ver assim, de repente, já no fim do período... no fim do ano... no fim do secundário e às portas da universidade. Mendigando por umas décimas na média final que me permitam entrar na Universidade do Porto, estou agora mergulhada (e eu não sei nadar!) em trabalhos, testes, apresentações, fichas, relatórios, enfim todo aquele material que demora horas (de sono) a fazer e que no máximo nos dá umas 5 décimas na nota final da disciplina. Mas enfim concentremo-nos: o tema do meu trabalho de Educação Física é "O Desporto como Meio de Afirmação Política" e que me lembrei eu? De pedir aos meus queridos comentadores, visitantes, colegas, etc aqui do blogue o enorme favor de se expressarem sobre o assunto para que eu possa ter um 20 na originalidade do trabalho! A mim parece-me uma óptima ideia, preciso agora que vocês contribuam com as vossas valiosas opiniões =) Divaguem, falem do que vos preocupa nesta nova forma de ver o corpo... sejam críticos! =)

Obrigada!!! Eternamente grata! =)

10 comentários:

Zé Povinho disse...

O exercício físico proporciona uma melhor oxigenação do cérebro, e as qualidades (ou defeitos) dos praticantes acentuam-se.
Noutra vertente completamente diversa, o êxito desportivo, quase sempre conseguido por indivíduos oriundos das classes desfavorecidas servem, nas mãos da boa propaganda política, para exaltar o nacionalismo (ainda que bacoco), como motivação para o sucesso (mesmo sabendo-se que só ao alcance de poucos), ou simplesmente como diversão, para distrair as massas das realidades menos boas de que o poder é responsável.
Estímulo que pode embrutecer os mais crédulos (dizia um conhecido treinador).
Abraço do Zé

Paulo Lobato disse...

(em linha com o comentário anterior)

Hoje ainda acontece, mas não com a intensidade que se verificava em plena guerra fria.
Nesses tempos, e com o objectivos políticos, os jogos olímpicos eram território previlegiado para a disputa da hegemonia mundial: EUA vs. URSS, Comunismo vs. Capitalismo.
Ideia base: o melhor sistema produz os melhores, neste caso no desporto.

Celina disse...

Por acaso já me tinha lembrado de abordar isso no trabalho :D A beleza/força física ainda nos prende muito, não acham? Perdeu-se o conceito de desporto por prazer substituindo este pelo desporto como meio para atingir um estatuto social. Numa sociedade em que tudo (supostamente) evolui, este primitivismo torna-se uma peça fora do baralho; estranho é não haver reacções contra isso... não será isto correr por comodismo?


Obrigadíssimo a ambos :D

Benjamina disse...

Olá Celina,

Se me ocorrer algo interessante, volto cá. É que de momento só me ocorrem aquelas ligações obscuras entre o futebol e a política, mas na realidade, isso não é desporto..., mas que muitos se afirmaram assim na política, ai isso foi...

Celina disse...

Obrigada pela atenção, Benjamina! :D

Eduardo Miguel Pereira disse...

Posso brincar ?
Aqui em casa vive-se um regime político de cariz desportivo.
A "Maria" que foi atleta de alta e competição e professora de Educação Física, quando fica danada comigo, puxa dos musculos todos a impõe a sua ditadura !
Sou um desgraçado :-))))

Celina disse...

AHAHAHAHAH estamos todos solidários consigo, Eduardo. Se a sua "Maria" for como a professora de Educação Física cá da escola, então é com certeza uma mulher de armas :D Posso só ser cusca e perguntar o que praticava ela? Estou com uma certa esperança de que responda voleibol para que eu possa dizer algo nostálgico =)

Eduardo Miguel Pereira disse...

Por acaso não era Voleibol Celina, foi natação.
Mas se servir de consolo, eu que também sempre fiz desporto, principalmente futebol e futsal, mas também joguei (um bocadinho) de Voleibol e fiz parte da Selecção da Escola Secundária onde estudei. Belos tempos ... foi para aí há 30 Kg's atrás !!! ehehehe

Celina disse...

Ah então estamos em família! Eu também fiz parte da equipa da minha escola e tenho tantas saudades! Infelizmente o ano passado falhei a final após lesão provocada por aquelas adversárias a quem apetece mesmo bater! xD Comigo na equipa fomos campeãs duas vezes e é realmente um orgulho defender assim o azul e amarelo. Qualquer dia combinamos um torneio entre o pessoal da Revista ;D

anita sereno disse...

oi obrigada pela visita passei para te deixar um beijinho e agradecer votos de uma boa semana beijos