23 março 2010

A China também é aqui!

Neste post, nosso amigo PQ fala da nova postura do Google com relação à censura chinesa da internet. Atitude corajosa e louvável da empresa, na minha opinião.
Mas não é só na China que existe censura. Ontem foi ao ar, em um programa jornalístico-humorístico daqui uma "matéria velha": um quadro que foi censurado na semana passada. No quadro, o programa doou um aparelho de televisão a uma escola, mas o mesmo continha, em seu interior, um GPS que permitiu o rastreamento e a constatação de que o mesmo não foi para a escola, e sim para a casa de uma funcionária.
As causas da censura? A Juíza alegou, sem ver o vídeo, que "não houve direito de resposta". A atitude do prefeito da cidade? Sem comentários.
Os vídeos estão abaixo:

Parte 1 - A matéria censurada


Parte 2 - Ainda a matéria censurada


Parte 3 - Final da matéria censurada


Parte 4 - A resposta do prefeito


5 comentários:

Quint disse...

Estou esclarecido! :)

Pensador disse...

Admitamos que é algo ridículo, Ferreira-Pinto...

Fernando Teixeira disse...

É, Babaca este em...
Você anónimo, está esclarecido? Não! Então eu esclarecerei. Não, já ficou esclarecido.
Este episódio faz lembrar os Babacas-Politicos do nosso parlamento. Nunca estão esclarecidos e daí, vamos chamar no fim o Socrates mas, só no fim do inquerito. Como os babacas do PSD, esqueceram-se de mencionar na lista o nome da sua presidente que diz que Sócrates é mentiroso, a juntar aos vários nomes para serem convocado, não convidados, para serem ouvidos, então o PS, solicitou que fosse anexado na lista o nome da Dr. Manuela Ferreira Leite.
Pois, os Babacas do PSD, se esqueceram dela(?)...
Mas que grandes BABACAS me saíram estes.
Isto tem uma vantagem enquanto andam entretidos com comissões de inqueritos estes "Picos de Patos-calados" se distraem em mexericos e cosquvelheiros, nós, enquanto cá vamos cantado e rindo, pagando a estes todos "Babacas" do PSD, BE, aos da cassete vermelha. Aqui lanço um perdão ao CDS, mais contido. Hááááááááá´...

PQ disse...

Meu caro amigo, a matéria é espantosa e a ideia do GPS é magnifica. A isto chama-se jornalismo de investigação, algo que praticamente não existe em Portugal. Quanto às pressões, censura velada e outros mimos, também temos por cá mas isso é fruta de que poucos países se poderão gabar de ter já erradicado.

Pensador disse...

PQ, eu diria que este é um dos poucos programas inteligentes da televisão brasileira. Todas as semanas vai um dos repósteres deles ao congresso, para desespero dos congressistas "entrevistados" - sendo que alguns simplesmente se recusam a falar com o programa. Seria bom se ao menos os cidadãos que assistem ao programa seguissem-lhe o exemplo e começassem a questionar seus representantes eleitos...