20 março 2010

Hoje sinto-me... Orgulhosa!

E mesmo com chuva, Portugal saiu à rua! Nem o mau tempo parou os 100 mil voluntários que hoje se uniram com um objectivo comum: o de Limpar Portugal. Em todo o país foram contabilizadas 11 mil lixeiras e destas resultaram 70 mil toneladas de resíduos! Já estou como o outro… "e os palermas que puseram lá o lixo ficaram a dormir em casa". Mas enfim, fica o espírito de hoje que valeu por todas as intempéries que tivemos de aturar :D

17 comentários:

Quint disse...

De forma prosaica, directa e simples: parabéns.
Pelo exemplo e pela capacidade de ter afrontado os elementos e a sua inclemência!

Celina disse...

FP... ilustre crítico da nossa praça... não me diga que ficou em casa que me parte o coração... xD Essa garagem ocupou assim tanto tempo? Ou era simplesmente menos húmida? ;D

Anónimo disse...

Valeu Celina... Valeu! :)) já somos duas! e causa paz de espíito, não é?! Uma obra colossal concretizada! eu sinto-me nas núvens.. nem sinto cansaço! :))
Um beijinho.
O espírito de partilha e cooperação foi o máximo! :)

Anónimo disse...

O QUINN?! Claro que sim Celina! :) e já levou tanto na cabeça, que acho que a resposta dele vai ser muito parca! ahahahahhhahhahaha
Beijinho.

Celina disse...

FADA! :D Pessoas com quem eu nunca tinha falado, todos juntos a Limpar Adães! :D Eu espero que não seja preciso, mas eu vou outra vez! :D

Anónimo disse...

Este dia dia foi um acto de bem fazer pelo Nosso Planeta. Estes gajos que neste dia tiveram o descaramento de ainda gozar a malta, deviam de cozinhar aquele lixo todo e servi-los à mesa.
Mas, talvez, a culpa não sejam deles, mesmo as Câmara Municipais tem autorizado esta situação. O exemplo devia vir sempre de cima mas, as câmaras, são os primeiros a transgredir...
Exemplo: Acaba uma obra de construção de um prédio, vai os fiscais vistoriarem para atribuir a licença de habitalidade e não só, logo ao lado está o entulho todo, vão embora e não obrigam o construtor a recolhe-lo.
Por isso, os presidentes deviam de serem multados pelo estado, bem como os construtores.

Tite disse...

A intenção foi a melhor. Pena que as Freguesias que tinham aqui uma óptima oportunidade de mobilizar as boas-vontades de fregueses e logística camarária, não o tivesse feito nem sei bem porquê. Ou talvez saiba mas não vou falar.

Obrigada a todos que participaram desinteressadamente.

Fenix disse...

Desculpem a intromissão! Eu não pude participar porque estive no hospital de 5ª a sábado. Mas acho que devem ser mais comedidos nessa explosão de alegria, pela limpeza do lixo dos outros! Pois, correm o risco de os poluidores, acharem que até há um lado positivo (a alegria de quem limpa) e continuarem a fazê-lo! É como a velha estória de praticar a caridade. Se não houvesse pobrezinhos ....:))

Eduardo Miguel Pereira disse...

Celina, sentes-te orgulhosa e com razão. Foi um grande dia, e pelos vários "feed-back's" que vou tendo a coisa correu bastante bem por todo o lado.
Esperemos que desta forma, gradualmente possamos ir mudando mentalidades para melhor.
E esotu como a Fada, o esforço foi feito com tanto gosto que nem senti cansado ao final do dia.

Celina disse...

Tem toda a razão, Fernando! Eu até que me tenho tentado abstrair disso mas a verdade é que aqui em Barcelos pelo menos as coisas estão bastante mal. Parece-me um bom exemplo o de Braga que basta ligar para lá para recolherem os monstros que temos em casa. E penso que também é lá que investigam o lixo que encontram fora de horas para multar o responsável. Quando estávamos a organizar as coisas aqui na escola, uma pessoa perguntou-me o que fazer com os monstros que tinha em casa já que o dinheiro pedido pela câmara era vergonhoso. Ah e aproveito para dar na casaca da Resulima que nem ontem fiz um jeitinho aos voluntários tendo oficializado que fechava portas às 6 da tarde. Mas enfim, salvam-se os cá de baixo que trabalharam no duro sem sequer pinga de arrependimento :D

Celina disse...

É verdade Tite, aqui no conselho tivemos 3 freguesias sem grupo e hoje ao passar na A11 (se não me engano) encontrei mais umas tantas lixeiras que não foram limpas. É pena, mas também não sei se é só culpa das freguesias: aqui na terrinha até fizemos bastante campanha mas ainda assim, da freguesia, só apareceu meia dúzia de pessoas, na sua maioria escuteiros. Tem que partir das pessoas, não há outra hipótese.

Celina disse...

Em primeiro lugar, Fenix, espero que esteja tudo bem :D Realmente... a nossa sorte é que gente simpática a deitar lixo onde não deve não falta. Mas enfim, o que importa é a lição que demos a quem polui e a quem passava por nós limpo, isto é, quem não andava a limpar. Deixo aqui a minha mensagem mais especial a todos eles: são vocês contra 100 mil.

Celina disse...

É como em tudo, Eduardo: se todos dermos um bocadinho não custa nada. Eu fiz a minha parte e vocês também. Agora é esperar que, tal como diz, gradualmente consigamos mudar a mentalidade de quem continua a nadar contra esta grande maré.

Manuela Araújo disse...

Parabéns Celina!

É muito gratificante ver que existem pelo menos 100 mil pessoas em Portugal capazes de passar da palavra à acção.
Para criticar, há muitos, mas esses, não contam... e depois há os que têm boas intenções ... mas ficam na caminha, que é melhor, ou desistem por causa da chuva.
Mas de boas intenções e de "críticos" sabemos o que está cheio. O que conta é a acção.
Não foi perfeita, mas também nunca se fez nada igual!
Houve gente que trabalhou o dia inteiro, absolutamente "ensopados", e não desistiram. A maioria das Juntas aderiu, e é de louvar o esforço que fizeram.

É com gente desta fibra que temos de contar para ter esperança num futuro melhor para o país.
De "treta", e de negativismo estamos nós "fartos"!

Bem haja a Celina e todos os voluntários que estiveram no terreno a trabalhar pelo bem comum!

Celina disse...

Ensopados é a palavra correcta ;D Foi um dia muito muito bom! Sinceramente, cheguei a temer pelo sucesso da iniciativa principalmente devido ao tempo, mas o povo português é um povo de fibra e nem a chuva torrencial nos reteve e casa. Estou mesmo muito feliz :D Manuela... não posso fazer minhas as palavras da Fada mas acho que se percebe :D A si e a todos os que estiveram nos bastidores (e no palco) desta iniciativa, muito muito obrigada! Acho que é em grande parte vosso o mérito de termos enchido de orgulho este país que parece tão pequeninho mas que é enorme quando se une. Obrigadíssimo! :D

Pensador disse...

De longe eu dou meus parabéns, e desejo que o exemplo seja cada vez mais seguido e multiplicado.

Celina disse...

Porque não lançar a ideia no Brasil, Pensador? :D