30 março 2010

Não adianta, eu não aceito!

39 mortos e 73 feridos no atentado das "Viúvas-Negras" no metrô de Moscou.
Vidas perdidas desnecessariamente. Compreendo a dor de quem perdeu marido e filhos na área de conflito, mas existem outros meios de fazer o mundo perceber esta dor, sem que seja necessário causá-la a outras pessoas que nada tem a ver com o assunto.
Compreendo lutas políticas. Compreendo, mesmo questionando, eventuais "necessidades" de ações de força. Mas repudio qualquer tipo de manifestação terrorista que envolva ataque a inocentes. Não importa o nome que se dê. Não importa a facção.
E lamento mais ainda, quando me lembro das aulas de um sábio professor de história, que dizia que "sempre que existe uma luta pelo poder, é a classe média tentando derrubar a classe dominante, para tornar-se por sua vez dominante, e usando no processo a classe mais baixa da população. Tristemente verdadeiras as palavras dele. Sempre.


6 comentários:

Zé Povinho disse...

Os inocentes são quase sempre carne para canhão em lutas pelo poder. A vida é sempre um preço inaceitável quando as vítimas nada têm a ver com essas lutas.
Boa Páscoa
Abraço do Zé

Pensador disse...

O pior, Zé Povinho, é que sempre tem algum discurso idiota a "justificar" a atrocidade.

Quint disse...

A violência com que a Rússia de Putim enfrentou os problemas na Tchetchénia, Daguestão e Ingútchia ajuda a explicar, mas não explica tudo.
Há um lado de fanatismo e de manipulação nestas coisas que aos nossos olhos "ocidentais" fazem pouco sentido. E contra o qual importava descobrir o elixir.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Sábias palavras essas as do seu professor, caro Pensador.
E é pena que continuem a ser os fanatismos religiosos que estão na base destas barbariades.
Daí o meu ateismo, desculpem-em mas eu não consigo acreditar em nenhum Deus que leve as pessoas a tomarem estas atitudes. Se Ele existisse tal como o "pintam", estes atentados não existiriam.

lua prateada disse...

Interessante, com tempo virei conhecer-te...
FELIZ PÁSCOA!...
Olá...............passei apenas para te convidar para minha festa!passa lá e te diverte...Obrigada pela presença...Beijo de prata

SOL

Pensador disse...

Ferreira-Pinto, nada jamais vai poder justificar totalmente atos assim, em lugar algum do mundo.
Eduardo, eu não sou ateu, mas sou deísta. E não credito este tipo de atitudes a nada além da pior espécie a habitar este planeta, a nosssa.
Lua Prateada, espero que as tolices de um brasileiro não a assustem. Feliz páscoa para você, também.