15 abril 2010

Quem tem medo de ficha limpa?

Está tramitando no Congresso Brasileiro uma lei que propõe eliminar do processo eleitoral candidatos acusados de corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes sérios.
Porém, muitos congressistas estão dispostos a alterar o projeto da lei, tornando-a mais "flexível" e permitindo a candidatura de pessoas "não tão limpas assim". A votação foi adiada com o intuito de dar mais tempo para "aprimorar" o projeto, ou seja, enfraquecê-lo para que ele não remova eficazmente corruptos das eleições, afinal muitos dos parlamentares já respondem a processos na justiça.
E tem gente que acha que as coisas estão bem por aqui...


2 comentários:

Eduardo Miguel Pereira disse...

Aí como aqui, o que fazia falta era que houvesse em cada um de nós (eleitores) uma "Cidinha Campos" que pusesse a "boca no trombone" e não ser vergasse aos medos instituidos.
Se todos agíssemos assim, sem medo, de peito aberto e mostrando que a seriedade não se amedronta com "esquemas", teríamos os países (Portugal e Brasil) bem melhores.

Pensador disse...

Eduardo, neste caso da "Ficha Limpa", existe um movimento para tentar convencer os nobres congressistas de que aprovar o projeto é a melhor maneira de garantir-se no "emprego" por mais um mandato. Eu mesmo enviei e-mails e recebi um ou dois retornos positivos. Mas infelizmente, para a maioria, vale a máxima do Deputado Justo Veríssimo, um personagem de programa humorístico: "O povo? Eu quero que o povo se exploda!"
E o povo parece concordar, já que mantém os mesmos nomes, mandato após mandato...