06 abril 2010

À socapa

Quem não se lembra?! Há uns meses a azafama que nos decorava os dias, em função das subidas e descidas do preço dos combustíveis? Pois o povo é sereno. Desde há uns bons tempos para cá que vejo os combustíveis a brindarem os consumidores com subida de preços diárias.
Dividir para conquistar, fazer esquecer para adormecer quem abre os cordões á bolsa.

Os lucros do ouro negro, esses, são notórios, se não vejamos; estamos numa posição económica idêntica á da Grécia, um pouco melhor ou se preferirem, mais bem maquilhada. Entre os 27 países da União Europeia, Portugal ocupou o quinto lugar no 'ranking' dos PMAI [preço médio de venda ao público antes de impostos] da gasolina 95 e o quarto no do gasóleo. No 'ranking' dos PMVP da gasolina 95 Portugal ocupou o quinto lugar e no do gasóleo o nono. Restam-nos os hipermercados. Os preços dos combustíveis dos hipermercados estão cada vez mais longe dos praticados nos postos tradicionais. No quarto trimestre a diferença ascendeu ao valor recorde de 11,8 cêntimos.
Não me venham dizer que os combustíveis de marca branca não prestam, porque isso é das maiores falácias que as grandes gasolineiras inventaram para tapar os olhos ao povinho. Sempre susceptível de comer o que lhe metem á frente. Meto combustível nos hipermercados e assim vou continuar. O rendimento do meu carro? Melhor que nunca…!

11 comentários:

Joaninha disse...

Eu também, sempre que posso!

beijos

Manuela Araújo disse...

O preço dos combustíveis sobe, sobe e não vai parar de subir... branco ou preto, ele irá subir!
Vão-se preparando para a transição, pois o pico do petróleo anda por aí e cada vez será pior... que tal pensar em modos de vida menos dependentes do petróleo?
(http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/03/comecar-transicao.html)

Anónimo disse...

É mais barato Joaninha.... e a qualidade é igual!

Anónimo disse...

Manuela nos países nordicos tal esta a acontecer! Nós é que vivemos no terceiro mundo!

António de Almeida disse...

Desconheço a localidade onde abastece, mas nos arredores de Lisboa algumas bombas de hipermercado chegam a ter filas de 1h, o que desencoraja muitos...

Quint disse...

Ainda ontem, vindo de uma "promenade" por Alcobaça e Ericeira, parei na bomba do Sr. Engenheiro Belmiro em Aveiro ... na auto-estrada o gasóleo andava pelo 1,29@€ e lá meti por um 1,02€Não é nada, não é nada ... mas olha ...

Eduardo Miguel Pereira disse...

Bom ! eu confesso que durante anos também usei gasóleo de marca branca (Jumbo), até que a dada altura decidi fazer médias para verificar o que diziam. Sabes que com o tanque cheio com gasoleo branco faço menos 40 a 50 Km's que com gasoleo da BP, onde agora costumo abastecer ?
Tem de haver diferença pá ! e no computador de bordo isso é visivel, com gasoleo branco nunca ando abaixo dos 7,4/100 Km, ao passo que com o da BP chego a fazer médias abaixo dos 7, e com o mesmo tipo de andamento. Penso que no combustivel em si não deve de haver diferença, a diferença deve de estar nos aditivos que os de marca não branca devem ter.

Anónimo disse...

António, em Aveiro. Hipermercados Jumbo e Feira Nova. Tem toda a razão quanto ás filas, mas também depende da hora a que vamos abastecer. Vale bem a pena.

Anónimo disse...

Não sei Eduardo...Mas olha, no meio do aperto é bem mais barata!

Compadre Alentejano disse...

Sempre que posso abasteço o carro nos hipermercados de Aveiro, Jumbo, Continente e Feira Nova. Todos se abastecem, por sua vez, na Galp, e nunca notei quaisquer anomalias no gasóleo, mantendo a viatura as mesmas médias.
Realce-se que, a exploração das bombas do Continente, está entregue à GALP.
Quando estou no Algarve, abasteço as viaturas com gasóleo espanhol.
Compadre Alentejano

Anónimo disse...

Isto quer dizer que Portugal vai de vento em popa!... para o fundo!